Dicas para quem dirige a noite

Dicas para dirigir à noite

Dirigir à noite com segurança exige cuidados redobrados

Requer conhecimento sobre os efeitos gerados com a baixa iluminação, estratégias para driblar o medo e atitudes defensivas ao volante.

Encarar as ruas na escuridão é um dos maiores medos de muitos motoristas, em especial de quem ainda não está acostumado com o volante.

O desconforto, em muitos casos, é gerado pela pouca iluminação que se tem à noite, às luzes dos faróis contrários que podem ofuscar a visão e a perda de detalhes. Fatores que, se não contornados, podem aumentar as chances de um acidente.

Estar ciente sobre os efeitos que a escuridão causa no modo com que dirigimos é o primeiro passo para dirigir à noite com segurança.

Nossa visão fica realmente limitada, assim como nosso campo de visão, que pode cair de 250 para 40 metros.

Temos dificuldade de enxergar detalhes, e os vemos a uma distância muito mais curta do que teríamos se estivéssemos dirigindo durante o dia.

Além disso, a escuridão também aumenta a dificuldade de calcular a distância entre o veículo que estamos conduzindo e os outros que estão trafegando na pista.

Indiferente a estas questões, é possível driblar todos esses efeitos. As dicas a seguir te ajudarão a superar seu medo e obter mais segurança ao volante. Acompanhe.

Mantenha uma distância segura em relação ao veículo da frente

Como a nossa visibilidade fica comprometida à noite, diminuindo a precisão de detalhes e da distância que tomamos dos demais veículos, a primeira recomendação a seguir é adotar uma distância segura do veículo da frente.

Quanto maior este espaço, maiores as chances de reação de uma forma segura. Caso o condutor do veículo à frente tenha que fazer uma parada brusca, ou desviar de um objeto, com calma podemos manobrar nosso veículo para sair da situação e evitar acidentes.

Desvie o olhar das luzes dos faróis dos carros

A intensidade das luzes de um farol, em especial quando a luz alta estiver acionada é realmente muito incômoda. Tanto que dirigir com o farol alto, em locais com iluminação pública, é considerado infração pelo Código de Trânsito.

Para evitar essa luz afete sua visão, ao cruzar com outro veículo, desvie o olhar. Procure não olhar diretamente para o farol do carro, pois isso pode cegar temporariamente.

A recomendação neste caso, é desviar o olhar para o lado direito da via, no sentido do acostamento.

Se você estiver trafegando em uma rodovia, e ela não contiver iluminação, usar o farol alto pode ser um facilitador.

Porém, ao passar por outro veículo, abaixe o farol para não gerar no outro motorista o mesmo incômodo que você teria ao passar por um veículo com os faróis altos ligados.

Curso de direção defensiva

Redobre a atenção ao volante para dirigir à noite com segurança

Para dirigir à noite com segurança, todo cuidado é válido. Em especial quanto ao nível de atenção na pista.

Fora objetos e buracos que possam comprometer seu trajeto e animais que podem cruzar a via repentinamente, a noite, ainda aumenta as chances de cruzarmos com motoristas, que podem estar voltando para a casa sob efeito do álcool ou outras drogas.

Além de uma enorme ameaça à segurança da circulação, esse comportamento ainda representa uma infração gravíssima, sujeito à multa, apreensão do veículo, suspensão da CNH, dentre outras penalidades.

Para não se expor a riscos desnecessários, mantenha seu foco na via. Não confie plenamente em semáforos ou cruzamentos.

Ao passar por esses pontos, certifique-se de que realmente não vai haver nenhum motorista furando o sinal vermelho ou cometendo outra infração.

Diminua a velocidade em virtude da menor visibilidade

De acordo com tudo que você já leu até aqui, fica claro que a sua visão fica comprometida à noite, assim como sua noção de espaço. E para seu espanto, também a sua percepção de velocidade.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Leeds, na Inglaterra, a razão para isso pode estar na forma com que nosso cérebro interpreta o movimento do carro. Como é mais difícil enxergarmos os objetos passando em movimento, nossa noção de velocidade também ficaria comprometida. Com isso teríamos a impressão de estarmos andando mais lentamente do que realmente estamos.

Neste caso, diminuir a velocidade, respeitando os limites impostos pelo Código de Trânsito, ou aquela estabelecida para a via, faz ainda mais sentido. Sem contar no tempo que você ganha para reagir a possíveis problemas.

Direção defensiva

  • Direção defensiva Uberlândia

Registre o seu interesse em realizar o curso.

WhatsAPP (34) 9.9333-2525

 

 

Sobre o autor
Escola de Profissões. O saber faz você ocupar os melhores lugares. Invista em seu nome, ele é a sua marca.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.