Programação Neurolinguística

A motivação diz respeito ao ânimo, ao pensamento positivo, em ações positivas. O leitor desmotivado fica refém não só dos fatores internos, como também dos fatores externos. É aqui que “mora” a programação neurolinguístiva. Não é o nosso objetivo tratarmos de forma aprofundada desta questão, mas é fundamental disponibilizarmos algumas ferramentas que poderão ser um divisor de águas na sua vida. A principal chave para abrir todas as portas é oxigenar nosso cérebro com pensamento positivos e ações afirmativas.

Não confunda falta de memória com falta de planejamento.

Desta situações podemos tirar tantos outros exemplos que deságuam no mesmo resultado. Imagine se você atuar com falta de planejamento e de bom senso simultaneamente. Exemplifico: Você inseri uma determinada quantidade série de músicas do seu computador, sem critério, e quiser escutar apenas um determinado tipo de música. Imagine pior se elas estivessem misturadas com fotos e arquivos de texto. Seria uma dificuldade, não seria?

O não é uma abstração de deve ser suprimida ou trocada. Se eu disser “não pense no balão azul”, Não pense no balão azul”...Não adianta você já pensou, logo se você pensar: Eu não posso esquecer, EU não POSSO ESQUECER.....e ficar martelando isso, advinha nossa mente não registra o não e absorve o ESQUECER. Prefira eu vou me lembrar disso. Confie em você, confie em sua memória. Tenha sempre comando mentais positivos. Mantenha a mente receptiva e condiciona a realizar a tarefa previamente anunciada. Não se deixe levar por pessoas pessimistas “saia fora” de pessoas que pregam o lema: ` você acha que a situação está ruim, ainda vai piorar.` Não corra atrás do prejuízo e sim dele.

Saia do sendo comum. Comece a deletar o que não presta. A energia de pessoas negativas é contagiante e pode influenciar o seu subconsciente. Na maioria da vezes quando você inicia um projeto tem gente que te chama de sonhador, de louco.

Vai dar certo, se não der a gente tenta novamente

Há momentos difíceis que realmente derrubam e nos deixam de cara com tudo, mas você levanta, ergue a cabeça e alegria te atinge com força. Um passo de cada vez é o quanto basta. Dizem que só quem sonha consegue alcançar ...e pode ter certeza, se você tiver vontade, perseverança, fé, pode vim o que vier...as energias positivas lhe conduz e as portas começam a se abrir.

Na maioria da vezes quando você inicia um projeto tem gente que te chama de sonhador, de louco. Há momentos difíceis que realmente derrubam e nos deixam de cara com tudo, mas você levanta, ergue a cabeça e alegria te atinge com força. Um passo de cada vez é o quanto basta. Dizem que só quem sonha consegue alcançar ...e pode ter certeza, se você tiver vontade, perseverança, fé, pode vim o que vier...as energias positivas lhe conduz e as portas começam a se abrir.

Priorize sempre o pensamento racional, isto o ajudará você a desenvolver uma abordagem positiva sobre sua capacidade e na vida em geral. VAMOSSS...ACORDE!!!! O estado emocional afeta a sua inteligência e os resultados das suas ações. O que nos vemos e como agimos atua como uma janela para o nosso cérebro.

Crie racionalmente uma disposição favorável para se motivar nos estudos.

A memória é influenciada pelo pensamento. Crie o hábito de pensar a favor de você e não contra!

Crie racionalmente uma disposição favorável para se motivar nos estudos. A memória é influenciada pelo pensamento. Crie o hábito de pensar a favor de você e não contra. Veja a seguir como mudar sua forma de pensar.

Veja a seguir como mudar sua forma de pensar

FORMA ERRADA DE LINGUAGEM

Crenças negativas.
Determinismo: ser prisioneiro do modo de pensar.
Auto-profecia: o que você pensa acaba acontecendo.

FORMA CORRETA DE LINGUAGEM

Frases para quebrar bloqueios.
Expulsar pensamentos negativos.
Mudar o destino. Enfoque positivo.

  • Tenho uma péssima memória.
  • Eu não consigo ter um bom desempenho.
  • Eu não sou bom em matemática.
  • preguiça de estudar.
  • Sou um cabeça dura mesmo.
  • Nunca fui bom nos estudos.
  • Isto é complicado de aprender.
  • Tenho medo de não passar nos exames.
  • Sempre fico nervoso na hora das provas.
  • Odeio esta matéria.
  • Minha memória está melhorando..
  • Eu posso ter um bom desempenho.
  • Posso ser bom em matemática.
  • Vou me motivar para os estudos.
  • Minha mente pode melhorar.
  • Começo a gostar dos estudos.
  • Isto pode ser aprendido.
  • Estou autoconfiante. Vou passar.
  • Vou manter a calma.
  • Encontrarei pontos positivos na matéria.

Use a forma correta de linguagem no exercício abaixo. Escreva numa folha de papel o modo correto de pensar.

  • Minha concentração é péssima.
  • Eu não consigo ter um bom desempenho.
  • Eu não sou bom em matemática.
  • Minha concentração está melhorando.
  • Eu estou melhorando a cada dia.
  • Eu estou entendendo a matéria.

O poder do nosso subconsciente é inacreditável e muitas vezes inexplicável e dela muito se vale a Programação Neurolinguística. A mente é um princípio. Tudo é possível desde que nosso espírito esteja pronto já que é na confiança que reside a força.

Na maioria das vezes os inimigos são nossos próprios pensamentos, criados por nós mesmos. Uma ideia, um pensamento ou uma imaginação podem agir como remédio ou veneno.Logo, se acreditarmos que estamos prosperando ou até mesmo curados, isso faz com que a corrente da vida (energia) passe a fluir nessa mesma direção. A falácia pode se manifestar no corpo como se fosse doença.

A lei do subconsciente é compulsiva. O subconsciente precisa ser impregnado de palavras encorajadoras. Devemos banir de nossa mente o medo, o ódio, a raiva e os ressentimentos, já que todos eles se criam sozinhos e são eles os nossos inimigos reais.

Imagine se você se impregnar de pensamentos e energias negativas como seria? Não se pretende aqui traçar um conceito supostamente ideal, tanto pouco viver dentro de uma roupagem burocrática, mas é você quem traça o seu destino. Você pode ser tanto um influenciador ou ser influenciado. Citamos algumas cifras de músicas que ouvimos quando criança e até mesmo contamos aos nossos filhos.INTERNALIZE:

Atirei o páu no gato tô tô
Mas o gato tô tô
Não morreu reu reu
Dona Chica cá
Admirou-se se
Do berro, do berro
que o gato deu
Miau !!!!!!

Atirei o pau no gato

Dorme nênem que a cuca vai pegar, mamãe foi para roça e papai foi trabalhar. (a criança ta órfã)

Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré deci.
Eu de rica fiquei pobre,
De marré deci.

cuca

As letras de música acabam nos influenciando de algum modo. Isso, varia de acordo com o estado de espírito de cada pessoa no momento em que as escutam, etc. Já li um relato de um homem que não se suicidou porque começou a tocar ,Tente outra vez do Raul Seixas. Pronto!

A mensagem transmitida influenciou de modo positivo, interferiu no destino daquela pessoa. Tanto que resolveu se dar outra chance.

Tenha fé em Deus, tenha fé na vida.
Levante sua mão sedenta e recomece a andar.
Não pense que a cabeça agüenta se você parar.

E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez

Pensamento alternativo

Para concretizarmos a questão podemos sintetizar em três mandamentos:

  • Ficar atento aos padrões de linguagem que usa.
  • Observar os pensamentos distorcidos.
  • Formular afirmações que neutralizem a maneira negativa de falar ou pensar.

Afirmações positivas

Para eliminar pensamentos negativos e a ansiedade use estes pensamentos depois de fazer provas ou estudar.

  • Venci mais um desafio. Foi bom.
  • Posso ter um resultado melhor da próxima vez. Vou me preparar mais.

Você pode mudar a sua vida mudando a forma de pensar e falar, esta alteração fará a diferença.

O interesse é ditado pelo valor que conferimos a um determinado ofício, é o juízo dirigida a uma ação ou atividade. as pessoas se diferenciam com relação a quais atividades são consideradas atrativas e quais não o são.

O interesse pode decorrer de inúmeros fatores que podem variar do econômico ao social. Quando oferecemos algo que as pessoa não se interessa, de regra, ela não presta atenção, logo não há assimilação. Não havendo assimilação, não há retenção e tão pouco existirá meios de resgatar o que foi dito.

Com certeza você já se deparou com alguém querendo lhe vender alguma coisa que não lhe interessava. Isto quando o vendedor, não raro, sequer possui qualquer técnica de conquista e sai de pronto disparando, atropelando palavras, como se metralhadora fosse, sem uma concatenação de ideias... No final a gente só consegue entender quando a pessoa, ainda esbaforida diz ”vamos comprar” e nós respondemos “Não”.

Percebe-se que a conduta daquela pessoa é artificial, não há ritmo, entonação, carisma. Muita das vezes sequer ela mesma não acredita no produto que está vendendo. Assim não se consegue chamar a atenção e despertar o interesse.

De outro lado, quando a questão disser respeito a algo, que é importante, sobretudo, quando for objeto de estudo, ainda que o professor não lhe agrade, REDOBRE a atenção, por pior que ele seja é o seu professor e pelo simples fato de estar ali é porque algo de importante tem a dizer. O Professor nos presenteia com sementes de inteligência, por isso o solo da mente deve estar bem arado. Abandone o hábito de ficar reclamando dos professores.

Tenha em mente que quem faz a escola é o aluno, sendo o professor um indispensável facilitador, é ele que vai mostrar o melhor caminho a seguir, mas cabe a você ter boa vontade e disposição para ouvi-lo. As vezes no problema está no receptor (você) que ainda não reúne as informações necessárias para compreender as questões que orbitam e permeiam aquele tema. Isto me faz remontar o primeiro dia de aula no curso de direito em que autoridades dentre elas juízes e ou promotores passavam a fazer considerações sobre o estado e o funcionamento do judiciário como um topo. No final eu pensei, meu Deus...será que eu estou no lugar certo?, eu não entendi bulhufas do que foi dito e entrei em casa, minha mãe olhou para mim e perguntou: Como foi lá e eu respondi: Bom. Imagine só se ela me pedisse pra tentar reproduzir ainda que em parte ou tão somente a ideia do que foi dito.

Nada como um dia após o outro. É importante se conscientizar que é na escola que conhecemos pessoas e que os professores são importantes contatos. O mundo acadêmico também gira sob influência e política. Seja um aliado do seu professor e não um inimigo dele. Ele é a pessoa que poderá abrir inúmeras portas e oportunidades para você. Há pessoas que se identificam mais com uma ou outra matéria e um ou outro método adotado pelo professor. Tem professores palhaços e professores mais sérios, professores que encantam e professores que não são tão sedutores, mas todos eles não deixam ter o brilho característico desta bela arte de passar à frente conhecimento exercendo, sobretudo, a mais bela função social.

Se ele não tem nenhuma dessas características então tem muita influência para estar lá, um motivo mais para você “encostar” nele. Lembre-se: Podemos até utilizar e desenvolver técnicas de concentração, porém só o interesse é capaz de mantê-la. Nós somos assim, ativamos nossos sentidos para tudo que nos interessa.

Retornar
Bola
Avançar