A voz pode ser o raio-x da personalidade de uma pessoa. Por meio dela é possível avaliar o humor, o estado de espírito e, claro, se podemos confiar ou não naquele que fala. A partir de hoje, você prestará mais atenção à voz, esse importante recurso que pode dizer muito sobre você. Ao ouvir a sua voz pela primeira vez numa gravação, como reagiu? Ficou espantado? Mandou desligar o som? Disse que aquela não era a sua voz? Calma! Caso você tenha reagido dessa forma, seja bem-vindo ao mundo dos seres humanos! 99% das pessoas, quando ouvem sua voz gravada pela primeira vez, acham aquela voz muito estranha. Isso acontece porque a forma pela qual ouvimos a nossa voz, quando falamos, é diferente da forma pela qual as pessoas a ouvem.
A gravação é muito fiel à voz que as pessoas ouvem. Daí o seu espanto quando ouve a sua voz no aparelho de som, porque você não está acostumado com ela ou imagina que seja diferente. Após a primeira, vêm outras gravações e você começa a se familirizar com o som. Um bom exemplo, na prática, para identificar sua voz real, sem a necessidade de gravá-la, é você colocar a mão em forma de concha próxima ao ouvido e falar algumas frases em voz alta, perto e longe da orelha. Tenho a certeza de que notará a diferença. É semelhante ao comportamento dos cantores quando eles querem analisar a qualidade e a intensidade do tom e do volume da voz.
Precisamos da nossa voz para diversas tarefas no dia a dia e ainda para falar em público. Falar é exigido na maior parte do tempo. Por essas razões, o uso correto da voz é muito importante, pois além de poupar esse recurso tão necessário, o que resulta em saúde, ao utilizar a voz corretamente você passa mais confiança ao seu interlocutor. No passado, vozes no estilo de Cid Moreira e Lombardi faziam muito sucesso. Atualmente, não precisa ser nenhum especialista em voz para perceber que pessoas com vozes comuns, ou seja, nem muito graves e nem muito agudas, agradam bastante e, às vezes, até mais do que pessoas com vozes muito graves. Não basta apenas falar, devemos aprender a projetar melhor a voz, desenvolver o ritmo da fala, trabalhar a sua intensidade, aprimorar a dicção, demonstrar interesse e motivação. Quer um bom exemplo? Preste mais atenção à fala dos apresentadores de TV, atores e atrizes.
O QUE SE DEVE EVITAR
Tosse e pigarro constantes são movimentos de alto impacto entre as cordas vocais, podendo machucá-las. As causas podem ser várias, como ressecamento da boca e garganta, alergias, rinite, sinusite, refluxo, fumo ou simplesmente um hábito. Descobrindo-se as causas fica fácil eliminá-las.
Chupar balas, pastilhas e sprays enquanto se fala, principalmente as mais ardidas, causam falsa sensação de alívio, uma espécie de anestesia, o que faz a pessoa forçar ainda mais a garganta.
Receitas caseiras, em geral, têm componentes que irritam as cordas vocais, como, por exemplo, gargarejo com líquidos ácidos do tipo limão e vinagre.
Cigarros e drogas irritam as cordas vocais, o que pode provocar rouquidão, um dos primeiros sinais de que há algo errado com a garganta. Em longo prazo a rouquidão pode evoluir para lesões mais sérias, inclusive câncer de laringe.
Comer em excesso ou ingerir alimentos de difícil digestão pode provocar o refluxo de ácido do estômago para a garganta, causando irritação.
Evite beber líquidos gelados, bebidas alcoólicas e praticar automedicação para melhorar a dor de garganta.
Comer chocolate ou leite em demasia deixa a saliva mais viscosa, o que pode levar à vontade de pigarrear. O pigarro pode machucar as cordas vocais. .
Cuidado com os choques térmicos
Roupas apertadas atrapalham a respiração e alteram a produção da voz.
ATITUDES POSITIVAS
Descanse e durma bem, pois a voz reflete o cansaço
Hidratação: Beba muito líquido, principalmente água. Com a hidratação, as cordas vocais vibram livremente
Tom da fala: Mantenha a voz sempre no seu tom natural, não se deve fazer esforço ao falar.
Postura; Manter sempre uma boa postura corporal exigirá menos esforço ao falar.
Cuide da sua voz, esse é o seu instrumento de trabalho
Alimentação adequado colabora com a sua performance
Aquecimento vocal é fundamental, coloque na sua rotina.
Cuide da sua postura ela é o reflexo da sua imagem.
Cuide da sua postura ela é o reflexo da sua imagem.
A precisar ser ouvida, mas não grite. Existe um volume ideal de acordo com o local e o ambiente . Falar alto demais pode transmitir a idéia de desiquilíbrio. Falar baixo demais pode significar fraqueza. A eloquência está entre arranhar os altos e passear sobre os baixo, até mesmo alguns silêncios. A estrada está sempre entreo os meios termos.
Pausas: Interrupções são poderosas. Elas podem ser utilizadas para efeito de destacar a declaração anterior ou para ganhar a atenção antes de uma mensagem importante. Pausa significa silêncio por alguns segundos. Os ouvintes interpretam positivamente o significado das pausas. Tenha coragem de ficar em silêncio por até três segundos – pausas dramáticas como esta transmitem autoridade e confiança.