Trate as pessoas pelo nome

Ninguém gosta de ser mais um seja na empresa, seja na relação de consumo. Conhecer o cliente é vital nos dias de hoje, afinal, os clientes estão cada vez mais informados, conhecedores de seus direitos e mais exigentes. Salvo raras exceções chamar pessoas por apelidos pejorativos prejudica mais a sua imagem do que a de quem foi chamado. É sinônimo de fraqueza da parte de quem faz, demonstra a necessidade de se colocar em um nível superior para tratar a outra pessoa, que por seu turno implica que seus argumentos não são bons o suficiente.

Demonstra a sua fraqueza e a sua personalidade. Ser educado não é única e exclusivamente uma questão de fineza e bom senso e sim um dever que somente pessoas do bem percebem. Aqueles se valem deste expediente acabam por ficar sozinhas porque os mais informados sabem que se ele fala de outro ele poderá ser a próxima vítima. A melhor dica é se afastar mesmo e nunca compartilhar informações relevantes e sigilosas

Conhecer clientes não é bater metas ou tirar pedidos! O cliente, como você, quer escalar para um crescimento, para o sucesso. O leve até lá, puxe ele pra junto de você. A relação entre vocês tem que ser ganha-ganha e não um ter que perder para outro ganhar. Senão isso não é negócio, isso é tirar vantagem! Por isso hoje, trouxemos algumas dicas para ajudar a conhecer seu cliente. São coisas simples mas podem passar despercebido.

  1. Sorria sempre ao recepcionar seu cliente. (Parece uma dica boba, mas muitas vezes esquecemos do básico!) Nada de cara amarrada, pois isso só afasta as pessoas de você!
  2. Se apresente. É o primeiro passo para o consumidor te conhecer. (Educação ainda é tudo!)
  3. Sentiu que está havendo comunicação entre você e o cliente na hora da abordagem? Então não hesite em perguntar o nome dele! (Tem gente que atende, cliente vai embora e nunca vai saber o nome da pessoa! É vergonhoso isso).
  4. Nada de chamar clientes de amor, querido(a), nega… é muito íntimo e provavelmente você não tem essa familiaridade toda.
  5. Saiba o momento de chamar o cliente de você ou senhor, e a melhor forma de saber como chamá-lo é perguntando como ele deseja ser chamado;
  6. Associe em sua mente o nome e a fisionomia do cliente com algo que já seja familiar para você;
  7. Repita o nome dele durante a conversa sempre que puder;
  8. Trate-o com cordialidade;
  9. Escute-o sempre assim você descobre muitas coisas que podem ajudar ao cliente;
  10. Armazene o nome, as informações pessoais (até mesmo perfis de redes sociais dele se puder).
 

Outras observações que você deve entender como vendedor ou empreendedor (não importa seu cargo nesse momento e sim a importância de crescimento do negócio ao qual você está envolvido) é que nos dias de hoje devemos ser consultores estratégicos de nossos clientes, sempre em busca de construir relacionamentos estáveis e duradouros. E a importância de um CRM para atender o cliente de forma personalizada é vital!

Tenha iniciativa, mostre entusiasmo, seja persistente, se dedique e seja confiante. Nunca prometa demais e crie sempre novas oportunidades de venda! A verdade é que o cliente precisa de fato ser priorizado no negócio e não apenas da boca pra fora, enquanto profissionais, esse deve ser o nosso foco.

Seja consciente e cortês

Um bom atendimento é essencial para manter a satisfação e a fidelidade do cliente. A função de atender jamais pode se mostrar rotineira. É um erro sério definir o atendimento ao cliente como trabalho de rotina. Ao contrário, todo cliente exige um tratamento diferenciado, pois cada um tem necessidades diferentes. O importante é fazê-lo se sentir especial.

Algumas dicas essenciais são: Dê boas vindas, atenda de imediato, demonstre boa vontade, aja com rapidez, preste orientação segura, evite termos técnicos, Jamais dê ordens, chame o chefe em casos especiais, evite atitudes negativas, dê atenção às reclamações.

Retornar
Bola
Avançar