Defenda os seus argumentos
Esta fase é a sua apresentação propriamente dita. 70% do seu tempo será aqui despendido. Diferentemente das outras fases aqui a naturalidade deve entrar em cena, ou seja, você deverá explicar com as suas próprias palavras. É necessário todavia que tenhamos nossos slides prontos ou na falta dele uma ficha com os tópicos que precisam ser mencionados.
Nosso curso oferece mais de 150 apresentações de impacto prontas para serem utilizas como referência. No tópico recursos visuais iremos tratar da forma adequada e da utilização desse recurso.
A palavras de ordem é converse com o seu público. Não queira dar discurso e incorporar personagens porque no primeiro deslize a verdade vai vim a tona. Discursos inflamados são raridades e são utilizados raríssimas vezes na vida de uma pessoa.
Quem se vale muito da emoção, ou seja, da eloquência são políticos e pastores de igreja, mas como dito não torne a exceção a regra. Se não for pastor ou político prefira se aproximar do seu público e ofereça a eles uma explicação do seu produto, do seu serviço ou das suas ideias, similar a um bate papo animado no sofá da sua casa.
Vale ressaltar que pessoas com melhor nível cultural prefere uma comunicação mais sóbria, com gestos no limite do corpo, similar ao jornal nacional. Já pessoas mais simples, que são levadas facilmente pela emoção preferem gestos maiores, muita movimentação e oba-oba, similar a pastores de igreja ou a programas sensacionalista de reportagem policial
Não estou dizendo que a emoção na fala não é importante, como já dito as pessoas não querem apenas informação, mas também emoção, rir, se descontrair, fazer relacionamento, mas tudo tem uma dose, passou disso se torna exagero. Lembre-se de que somos comunicadores e não animadores de auditório. O melhor animador de auditório que se tem notícia, uma verdadeira lenda viva é Silvio Santos e no mesmo segmento Chacrinha, seja um, seja outro eles nunca fizeram TV para elite brasileira. Não que não saibam, longe disso, mas que não é o estilo, ou seja, o estilo de uma apresentação deve obedecer a parte mais importante da oratória que é o ouvinte
Na comunicação não existe fórmulas mágicas ou regras rígidas. Existe aquilo que é aconselho e aquilo que é desaconselhado de acordo com o público que se vai falar. Não se deve por exemplo cumprimentar o seu ouvinte de braços cruzados, mas não há problema algum em determinado momento se cruzar os braços em um momento de reflexão. Da mesma forma que não existe palavras mágicas, mas existem algumas que realmente confere um colorido todo especial a fala.
Palavra porque
O conceito de persuasão está intimamente ligado com crença e convicção, porque persuadir alguém significa fazem com que essa pessoa acredite ou aceite uma determinada ideia. Além disso, a persuasão também pode convencer alguém a tomar um certo tipo de atitude.
Numa da renomada pesquisadora da universidade de Harvard, a psicóloga social, Dra. Ellen Langer, ela concluiu que as pessoas tendem a dizer sim aos nossos pleitos se lhes dermos um motivo. Nós simplesmente, automaticamente, gostamos de fazer algo por alguém, se tivermos um motivo para tal.
A palavra porque cria uma sensação de solução e conclusão. Sugiro que crie pequenos roteiros de solicitações aos seus clientes, funcionários, cônjuges, filhos, chefes, etc. e inclua nesses pedidos a palavra porque e em seguida dela, um motivo qualquer.
Algo como, vamos fechar esse pedido porque a validade da proposta termina hoje? Ou ainda… Meu bem, me por favor, me poderia me buscar mais tarde no escritório porque hoje é meu dia de vir de carona?
Gostaria de lhe pedir que pratique bastante essa técnica porque quero saber se ela funcionará para você também!
Poder da Rima
Inegável que a rima em determinados momentos ou situações pode nos ajudar a influenciar ou transmitir uma informação. Rima é uma homofonia externa, em um sentido antigo, na tradição literária de língua portuguesa, constante da repetição da última vogal tônica do verso e dos fonemas que eventualmente a seguem.
Somos especialistas em formar profissionais de sucesso. Trabalharemos as suas características e faremos você obter o melhor resultado. Nosso método combina teoria com a prática. Você experimentará na prática as técnicas e visualizará a usa evolução. Trabalharemos a dicção, gestos, postura entrevistas, respostas a perguntas capciosas, o improviso, a quebra de resistências, a conquista de pessoas hostis e indiferentes, a venda de produtos e serviços e muito mais.