Técnicas para quebrar a resistência do ouvinte

Imagine se o Obama ao invés de ter feito o que fez, tivesse chegado cumprimentado o povo brasileiro com ar de hostilidade e em seguida mencionasse que será necessário entrar em guerra com o oriente médio ou fizesse menção a crise econômica no Brasil e sua incerteza e a necessidade de romper com acordos internacionais. Ele não fez isso, muito diferente ele cumprimentou o povo brasileiro em sua língua, agradeceu a forma como foi recebido o que comprova o espirito generoso do povo brasileiro, na sequencia arriscou palavras em português, usou o bom humor e citou o jogo que estava ocorrendo naquele momento e agradeceu ainda assim a presença de todos em seguida contou uma história, feito isso o que ele dissesse na sequencia o povo brasileiro já estava aberto, receptivo para a informação, seja ela qual fosse o que pra nós não vem ao caso. Este vídeo estampa o poder da técnica e como os melhores do mundo a utilizam, comece a analisar

Abaixo estão as regras que o orador deve fazer antes de defender os seus argumentos. Não desmereça essa questão, ela é a parte mais importante do seu curso. Se você não fizer isso não terá resultado. Não usar este método é similar ao vendedor que se aproxima de você e sem mesmo se apresentar já lança o seguinte dizer "Quer comprar". Muito raramente uma venda é bem sucedida com esse tipo de abordagem e não oratória não é diferente se você se apresentar e já ir direto ao assunto, ou seja, na defesa dos argumentos muito provavelmente não terá o resultado que teria se utilizar de um destes mecanismos. Destaco que não se deve usar todos, se usa um ou outro, no máximo dois para que este preâmbulo não fique demasiadamente extenso.

  • Benefícios da apresentação
  • Informe as etapas
  • Frases de impacto
  • Levante um problema, reflexão
  • Fale do passado
  • Conte uma história

.

Benefícios da apresentação

Neste método você irá aguçar a curiosidade do seu ouvinte sobre o que está por vir ou do resultado final da apresentação. Ex: Eu quero apresentar um produto que irá mudar a sua concepção a respeito de produto de beleza, um produto novo, um produto eficaz, um produto que gera resultados imediatos. Este exemplo irá gerar um curiosidade natural sobre o que você irá apresentar e do que se trata. Não fale por enquanto o nome do produto. A sequência você poderia combinar essa técnica junto com a "fale do passado" na qual você iria decorrer como era antes desse produto ou ainda contar a história desse produto. Essa técnica deve ser necessariamente combinada com outro já que ela é muito sucinta e não é o suficiente para esgotar a etapa.

Informe as etapas

Aqui você pode mostrar no que consiste a sua apresentação e apresentar o roteiro ou alguns tópicos de destaque ou ainda apontar 3 dicas para se resolver o problema para o qual você antecipadamente gerou uma reflexão. Exemplifico. Suponhamos que você levou um problema que é a ineficiência da segurança pública no seu bairro ou cidade e você pontua 3 dicas para melhorar a situação e fale sobre cada uma delas em separado.

Exemplo: Primeiro devemos montar uma associação de moradores e em seguida discorra sobre como e a maneira que isso deve acontecer. Segundo: Cobrar das autoridades competentes um posto policial na localidade e terceiro a colaboração entre os moradores e a troca de informação com a criação de um grupo de WhatsApp.

Frases de impacto

As frases de impacto são muito bem vindas no começo, principalmente se trabalhadas com eloquência e gesticulação. Elas tem um efeito hipnótico, todavia tem que ser treinadas e precisa estar na ponta da língua (decorada mesma). Nos reservamos um tópico apenas com frases de impacto que você irar poder se valer. para conhecer algumas delas, clique aqui.

Desnecessário dizer que a frase de impacto deve obedecer o contexto da sua apresentação. Eu sugiro que você comece anotar as frases que você escuta ou visualiza em seu telefone e as reproduza mentalmente uma vez por dia até que ela fique armazenada na memória de longo prazo.

  • Nunca desista dos seus sonhos.
  • Um passo de cada vez é quanto basta.
  • Pequenos riachos se transformam em rios poderosos.
  • A vida sempre te oferece uma nova chance. Isso se chama amanhecer.
  • Você é aquilo que você pensa e o que exterioriza
  • Às vezes o silêncio diz mais que mil palavras.
  • Falar bem é fundamental para a obtenção de sucesso profissional
  • A vida é feita de escolhas, entre ter razão e ser feliz, prefira a felicidade
  • Tem horas que a raiva engole a prudência
  • A maior conquista da vida é estar em paz
  • Seja experto você não precisa perder para dar valor

.

Levante um problema, reflexão

Quando você levanta um problema as pessoas ficam curiosas para saber o desfecho ou a solução para a questão aduzida. Isso ocorre igualmente quando estamos redigindo uma redação, inicialmente se mostra qual é o problema e em seguida se traz os caminhos ou a solução para a questão aduzida.

Fale do passado

Esta técnica além de mostrar a evolução da fala é muito eficaz em prender a atenção do ouvinte porque demonstra a evolução do produto ou serviço, ou seja, como era antes e como é agora. Exemplo: Suponhamos que você irá discorrer sobre um novo sistema de telefonia que envolve a tecnologia do telefone que não usa mais chip. Você poderia começar dizendo como era a telefonia móvel no começo, de como os telefones eram grandes, da dificuldade do sinal e em seguida dizer como é hoje, trazendo os exemplos da incorporação do celular com o computador de mão e os benefícios que trouxe e em seguida dizer que o que você irá apresentar é algo que irá ser novamente um divisor de águas, o começo de uma nova era já que irá aposentar os telefone atuais e dar origem a um novo ciclo e aí sim falar sobre o telefone que não utiliza mais chip.

Conte uma história

Essa é a técnica mais eficiente, todavia é a que exige mais preparação. Não se pode arriscar contar história sem antes treinar, repetir e ensaiar várias vezes. É o método mais eficaz para prender a atenção do seu ouvinte e fazê-lo se interessar no que está por vir. Os melhores fazem isso é uma receita que dá certo. Na definição da "Harvard Business Review", trata-se de um instrumento estratégico de "poder irresistível". E, para a revista "Entrepreneur", é "a grande lição de negócios. A velha arte de contar histórias, algo que os seres humanos vêm fazendo desde que aprenderam a se comunicar, tornou um dos jargões da moda nos negócios neste ano.

Em nossa era de buscas de emprego cada vez mais difíceis, de concorrência em projetos e de uma profusão de start-ups é preciso ser convincente, inesquecível, divertido e inteligente até mesmo magnético. É necessário saber ouvir a pergunta e encaixar dentro do nosso arcabouço e sacar a resposta com uma experiência de vida próprio ou de outrem. Ainda que o poder de contar histórias para atrair ou até manipular os ouvintes seja bem conhecido, os motivos pelos quais não caiu em desuso é porque as histórias tem o poder de nos prender como um imã. As histórias faz com que nosso corpo libere o hormonio denominado oxitocina "hormônio do amor" que gera uma sensação de confiança e a empatia.

Para determinar o impacto de contar histórias sobre a oxitocina, um cientista conduziu um experimento no qual os participantes tiveram amostras de sangue extraídas antes e depois de assistirem a vídeos que contam histórias relacionadas a personagens. O resultado? Aqueles que assistiram aos vídeos e registraram aumento na oxitocina tendiam a ajudar mais. Por exemplo, doando dinheiro a uma organização associada à história que ouviram. Mas nem todas as histórias são bem contadas. A maioria de nós reconhece uma história convincente ao ouvi-la, mas "é difícil para as pessoas articular os motivos pelos quais gostam do que gostam".

Retornar
Bola
Avançar