Comunicação visual
Falar em público é algo que gera nervosismo e preocupação, mesmo para aquelas pessoas que lidam constantemente com essa tarefa. Desta forma, algumas técnicas surgem para tornar a apresentação numa atividade de imensa satisfação, enriquecedora e, até mesmo, divertida – longe do medo. Palestrantes famosos da oratória cativam seus ouvintes e deixam muitas dicas importantes, contudo, também deixam inúmeros ensinamentos errôneos.
O desvio do contato visual é uma das estratégias falhas para o sucesso de uma apresentação em público. A técnica, que se consiste em desviar o olhar dos ouvintes e fixá-lo num ponto estratégico - por exemplo, no final do auditório , é extremamente difundida entre os “especialistas-leigos” da oratória. Sabe-se, no entanto, que esta é uma técnica medíocre, porque o contato visual com diversos membros do público é essencial para uma boa apresentação. Sem o olhar não há interação entre orador e ouvintes, bem como, sem interação não há comunicação: o conteúdo será dispersado através de maneira ineficaz, mas não compartilhado.
Algumas funções do contato visual que auxiliam o orador, para percebermos sua importância, são:
- Atrair e reter a atenção;
- Estabelecer vínculo e empatia;
- Oferecer segurança e credibilidade do que fala;
- Informar-se sobre a receptividade do público.
Dentre suas funções, o contato visual pode atrair e reter a atenção do ouvinte, já que o orador demonstra estar interessado em direcionar a informação. Assim, o ouvinte se sente na responsabilidade de absorver o que está sendo exposto. Esta responsabilidade deve-se ao contato visual, por proporcionar o encantamento do público e fornecer empatia ao orador, desta forma criando vínculo.
O orador que mantém contato visual com seu auditório agrega credibilidade e segurança às suas palavras. Ainda, esse hábito consiste-se numa ferramenta estratégica, pois poderá observar o envolvimento da plateia com relação à informação exposta. Através da leitura da linguagem corporal dos ouvintes, o orador poderá administrar suas artimanhas para atingir o seu objetivo comunicativo.
De acordo com Rodrigo Garcia, comunicar significa “saber fazer, participar, pôr em contato ou ligação”. O olhar efetiva a comunicação. Quem nunca ouviu falar que “um olhar vale mais que mil palavras”? Então, como dar sentido ao significado da comunicação, se não através do direcionamento do nosso olhar? Enfim, o mito do desvio do olhar foi derrubado. Espero que, desta forma, o artigo proporcione aos leitores uma grande ferramenta estratégica para uma comunicação eficaz, o contato visual.
Segundo um estudo recente, realizado com 96 homens nos Estados Unidos e Austrália; a cor vermelha pode te colocar no radar masculino. De acordo com a pesquisa publicada no Journal of Experimental Social Psychology, os homens não só preferem as mulheres que usam vermelho, como se sentem mais a vontade para gastar dinheiro com elas.
Tudo porque o vermelho envia mensagens de que a mulher está mais acessível para o amor, deixando os homens menos inseguros em relação a rejeição. Na pesquisa, os homens recebiam imagens de mulheres vestidas com várias cores de blusas. Em seguida eles eram questionados sobre qual delas sairiam e com qual gastariam mais dinheiro. As mulheres de vermelho foram as vencedoras com maior pontuação e distância folgada entre as outras.
Quando nossos olhos vêem a cor vermelha, envia estes estímulos ao cérebro que reage intensificando nosso poder de percepção, contribuindo para que a pessoa fique mais alerta e focada em seu objetivo – no caso de uma competição, por exemplo, é obter o melhor desempenho possível. Os cientistas também suspeitam que o uso do vermelho, de alguma forma, inibe a ação dos outros concorrentes, sem que eles mesmos tenham consciência clara desse processo. A conclusão é: além das mulheres parecerem mais atraentes na cor, elas também parecem estar mais dispostas a responder positivamente a uma investida masculina, deixando os homens mais confiantes na hora de fazer um movimento.