Argumentação persuasiva

A afirmação e a repetição são agentes muito poderosos pelos quais são criadas e propagadas as opiniões. A educação é, em parte, baseada neles. Os políticos e os agitadores de toda a natureza fazem disso um uso quotidiano. Afirmar, depois repetir, representa mesmo o fundo principal dos seus discursos. A afirmação não precisa de se apoiar numa prova racional qualquer: deve, simplesmente, ser curta e enérgica, e cumpre que impressione. Pode-se considerar como tipo dessas três qualidades o manifesto seguinte, recentemente reproduzido em vários jornais:

Quem produziu o trigo, isto é, o pão para todos? O camponês! Quem faz brotar a aveia, a cevada, todos os cereais? O camponês! Quem cria o gado para dar a carne? O camponês!

Suficientemente repetida, a afirmação acaba por criar, primeiramente, uma opinião e, mais tarde, uma crença. A repetição é o complemento necessário da afirmação. Repetir muitas vezes uma palavra, uma ideia, uma fórmula, é transformá-las fatalmente em crença. Do fundador da religião ao negociante, todos os homens que procuram persuadir a outros têm empregado esse processo.

Peça um favor ou um conselho

Não destaque o erro de alguém, em vez de afirmar seu direito de estar certo, peça pelo conselho da outra pessoa. Isso permite a ela fazer parte do processo de tomada de decisão. Além disso, ela se sentirá bem, pois você pediu seu conselho, o que eleva a pessoa a uma posição honrada. Usar a estratégia do conselho ainda permite a você estar certo, permite conseguir os resultados que você quer e mantém ou aumenta a amizade com o indivíduo, que agora possui uma saída para manter sua dignidade e evitar ser visto como “errado”.

Algumas dicas que merecem igual atenção são:

Se dar bem, crescer profissionalmente não depende somente do desempenho. Ter carisma e ser atento, por exemplo, também fazem você se destacar. Confira as dicas:

1- Seja atento

Estar atento a tudo e a todos vai fazê-la perceber que seu colega precisa de uma ajuda numa atividade, que sua chefe está ansiosa por causa de um projeto, e por aí vai. Depois, é só preencher essas lacunas. Mas cuidado para não exagerar e acabar estressada ou invadindo o espaço alheio.

2- Saiba ouvir

Quem não conhece uma história de um velho sábio que pouco falava? Pois é, a sabedoria é daqueles que mais ouvem do que falam. Pode parecer fácil, mas não é tão simples ouvir as pessoas. Comece praticando em casa, em seguida, amplie para os amigos até se tornar uma boa ouvinte.

3- Fale com o olhar

Os olhos falam mais do que uma frase inteira. Todos nós em algum momento dizemos algo com olhar. Veja o mundo ao seu redor, note as pessoas e olhe nos olhos ao se dirigir a elas, pois este é um dos passos fundamentais para conquistar alguém.

4- Respire corretamente

Não é a toa que as atividades de relaxamento trabalham com a forma de respirar. Ao ter uma respiração longa e profunda, você equilibra seu organismo, alcança a serenidade e transmite segurança e controle emocional, coisas que funcionam como ímãs.

5- Brinque com as palavras

Eis uma das mais incríveis ferramentas de comunicação. Mas não basta repetir palavras. Elas precisam ser verdadeiras, úteis e agradáveis, ainda que sejam durante uma bronca em seu funcionário. Dica: esqueça os excessos: palavras eruditas, gírias, falar alto ou rudemente.

6- Use seu sexto sentido

Ouça e acredite na sua voz interior. Isso não tem nada a ver com misticismo, mas com seu eu mais íntimo, aquele que de fato sente, vê e ouve o mundo à sua volta. Siga sua intuição, ela a colocará à frente dos acontecimentos.

7- Bom humor é fundamental

Ter bom-humor é essencial para as relações. Faça um teste: dê um sorriso simpático e diga uma frase animadora, alegre, para aquela colega que sempre está resmungando. Você vai perceber que com o tempo a sisudez dela dará espaço para a alegria, pelo menos com relação a você.

8- Seja generoso

Para conquistar pessoas é preciso doar, o que significa compartilhar emoções, experiências, medos e anseios, sonhos, conhecimentos. Quando você pratica essa ação está exercitando o melhor de si.

9- Encontre o equilíbrio

Pode parecer subjetivo e distante dizer que você precisa ser uma pessoa equilibrada. Comece, então, fazendo isso com seu corpo, andando com firmeza e decisão. Sinta-se segura ao caminhar e com certeza as pessoas a verão de forma mais confiante e mais equilibrada.

10- Brilhe

Nunca chegue em um ambiente com uma postura simplória, entre resplandecente, transmita toda a sua energia aonde quer que vá. Seja um sol, brilhe e conquiste as pessoas. Aprecie o que vê no espelho e todos passarão a gostar também do que vêem. Os melhores conquistadores da história têm seu brilho próprio.

Retornar
Bola
Avançar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *